Tosse é um sintoma muito comum na população e extremamente desagradável. De modo geral, acontece como uma proteção dos nossos pulmões,  ou para eliminar algo que está lá, ou para impedir que algo entre em nossas vias aéreas inferiores. Quando tossimos, conseguimos “tirar” o ar e micropartículas dos nossos pulmões com uma força e velocidade consideráveis. Agora, sempre   que apresentamos tosse, precisamos entender o porque estamos tossindo.
Para isso, é importante levar em consideração diversos fatores diferentes, como tempo do sintoma, sintomas relacionados, característica da tosse, uso de medicamentos...

De modo geral, as principais causas de tosse são: infecção, rinite, refluxo, uso de medicamentos, lesões pulmonares. Vale lembrar que muitas vezes a tosse tem mais de uma causa. Tosse com períodos curtos de duração, autolimitada, geralmente tem origem infecciosa. No entanto, não é porque a tosse está aí há mais tempo que excluímos a possibilidade de infecção associada.

Por isso, não é recomendado tomar apenas um “xaropinho” para tosse... É muito importante entendermos o porque estamos tossindo, para que o tratamento seja adequado.

Caso esteja apresentando tosse, com duração maior que duas semanas, procure o serviço médico.

Cuide-se!


Dra. Priscila León

Pneumologia e Transplante Pulmonar

Agende sua consulta por telefone  11 3230 0127; 11 95325-9742; ou através do site

Dúvidas pelo e-mail pclbcamargo@gmail.com ou através do site